Introdução

Uma das dúvidas mais comuns ao falarmos sobre Mídia Programática é sobre as conversões e como elas são registradas. Nesse artigo, falamos sobre o papel do canal na jornada de conversão e como ler a métrica.

Reforçamos que, ao analisarmos uma campanha, é indicado considerar a maior quantidade de informações possíveis. Isto significa considerar informações de:

  • Google Analytics;
  • Pixel de Conversão
    • Conversões de Visualização
    • Conversões de Clique

Os tipos de pixel

Para garantir a maior quantidade de informações sobre o desempenho de uma campanha, é importante instalar os dois tipos de pixels disponíveis na plataforma.

Recomendamos sempre instalar tanto o pixel de remarketing como o de conversão, sendo:

Pixel de Remarketing
Instalado em todas as páginas do site é capaz de ler tudo que acontece, mapear usuários e auxiliar na melhoria de performance da segmentação das campanhas.

Pixel de Conversão

Instalado na página de sucesso, que é aquela página que é visualizada logo após a conversão.
Ex.: página do e-commerce que diz que nossa compra foi concluída com sucesso.

O pixel de conversão também pode ser utilizado para mapear outras ações importantes como um cadastro, download de um arquivo, acesso em uma página específica, entre outras ações.

Por fim, é importante que no processo de criação da campanha àquele pixel seja associado na etapa de configuração correspondente.

Tipos de Atribuição

As conversões podem ser atribuídas após dois tipos de interação do usuário:

Conversão Post-Click

Considera a interação de clique com o banner. Caso o usuário clique e converta depois é contabilizada uma conversão.

Conversão Post-View

Considera a interação de visualização do banner. Caso o usuário veja o criativo e converta depois, é contabilizada uma conversão.

Aqui vale ressaltar que a programática mensura a viewability, que é a métrica que mede se o banner foi visto de fato. Isso garante que as impressões entregues pela plataforma sejam de qualidade e não carreguem em áreas da página do site que, eventualmente, o usuário não navegou.

Janela de Atribuição

A atribuição leva em consideração uma métrica chamada de “janela de atribuição”, também conhecida como lookback window.

Essa janela define quantos dias entre a interação do usuário e a conversão são considerados para que aquela interação seja considerada como parte da conversão.

Por padrão, a plataforma considera as janelas de 7 dias para clique e 1 dia para visualização.

Ou seja, clica em um banner e, em até 7 dias daquela ação, converte no site, é considerado que aquele criativo participou da jornada de conversão.

Da mesma maneira que, caso o usuário veja um banner e, em até 24 horas, realize a conversão, é considerada que aquela visualização foi importante no momento de converter.

Não existe janela de conversão certa ou errada. A recomendação geral é que ela sempre esteja alinhada com o tipo de jornada de compra que está sendo anunciada. Normalmente, quanto maior o período de decisão até a conversão, maior deve ser a janela de atribuição – assim garantimos uma visão mais justa e precisa do papel de cada mídia.

Ex.: em uma compra de uma pizza, uma janela de atribuição de apenas um dia tanto para clique como para view é mais do que suficiente.

Agora, em uma jornada de compra de maior envolvimento como de uma faculdade, um carro ou um imóvel, janelas longas de até 30 dias podem ser uma boa configuração.

Quer saber mais?
Entre em contato com nosso time através do e-mail [email protected] caso tenha dúvidas ou queira personalizar as suas janelas de atribuição.