Descubra como funcionam os anúncios em Display Programático, conhecidos pelos banners automáticos que aparecem em sites e apps. Saiba como esse formato é ideal para reconhecimento de marca e entenda a importância dos criativos.

O primeiro formato que a gente vai falar é o display programático, que são os famosos banners que a gente sempre vê quando entra num site ou num aplicativo. A gente chama isso de programática porque a maneira de comprar os espaços desses banners é feita de forma automatizada e programada através de milhões de leilões online em tempo real para atingir o consumidor certo no momento ideal. Sem entrar em muitos detalhes sobre esse mundo da programática, até porque isso é um módulo inteiro mais pra frente, o que você precisa saber agora é que esse formato é o mais adequado para reconhecimento de marca, ou seja, para quando as pessoas têm um contato com a sua marca ou sua empresa pela primeira vez.

A gente também chama isso de topo do funil, que é a etapa do processo de compra na qual os consumidores estão buscando informação inicial sobre determinado produto ou serviço ou até mesmo de potenciais clientes que ainda não conhecem a sua marca ou oferta. A principal métrica que a gente usa para mensurar a performance de uma campanha de programática é o CPM, ou custo por mil. Como ativamos audiências muito qualificadas e segmentadas, hoje já são mais de 500 mil disponíveis na plataforma, o CPM acaba mostrando o quanto a gente está investindo para transmitir essa mensagem. É basicamente o custo da campanha a cada mil impressões de um banner. Como a gente pode ver nos exemplos aqui, os banners sempre precisam ser bastante objetivos e claros na sua comunicação.

A gente recomenda sempre ter um elemento de imagem, um texto, o logotipo e cores da marca e um CTA, que é uma chamada para ação. Geralmente um botão que indica que o usuário precisa clicar nesse banner e tem uma chamada como compre agora ou saiba mais. É importante dar bastante atenção aos criativos de uma campanha, porque após atingir o seu público com a mídia programática, são eles que vão ajudar a chamar atenção e conseguir uma visualização qualificada ou clique no seu anúncio. Esses banners podem ser em imagem, em vídeo ou até em gif e também podem ser de diversos tamanhos, como a gente vai mostrar em uma aula de criação de campanha de mídia programática.