Você já se perguntou como seus dados são coletados online quando os tradicionais “cookies” não estão na jogada? Vamos explorar juntos esse fascinante mundo digital onde a privacidade e a personalização se encontram!

Desvendando os Cookies

Inicialmente, os cookies foram os heróis da personalização online, permitindo que websites oferecessem uma experiência única. Entretanto, e se disséssemos que há mais do que apenas “migalhas” nesse rastreamento?

Um cookie é um pequeno arquivo de texto, armazenado no navegador do usuário, permitindo que os websites oferecessem uma experiência personalizada, lembrando preferências, histórico de compras e dados de login.

Basicamente, existem dois tipos de cookies:

1. First-party cookies – criados pelos sites que visitamos e utilizados para registrar dados, como nosso histórico de navegação e preferências, podendo aprimorar a experiência de navegação. Por exemplo, quando retornamos a um e-commerce e nosso carrinho da última visita está salvo, ou quando voltamos a uma loja e ela já exibe produtos que visualizamos.

2. Third-party cookies – são cookies que coletam informações para outros sites e sistemas. Por exemplo, quando pesquisamos um produto e recebemos anúncios sobre ele em outras plataformas. Esse tipo de cookie é fundamental para anúncios personalizados por interesse, como o remarketing dinâmico de produtos.

Portanto, ao olharmos mais de perto, percebemos que há mais complexidade nesse rastreamento aparentemente simples. Os cookies são classificados em diferentes categorias, desde os essenciais, que garantem o funcionamento básico do site, até os de terceiros, usados por empresas de análise e publicidade para rastrear o comportamento do usuário em diversos sites.

Com isso, tornou-se evidente à medida que as preocupações com a privacidade cresceram. Os usuários começaram a questionar como suas informações estavam sendo utilizadas e compartilhadas, levando a debates sobre transparência e controle, por isso essa movimentação “anti-cookies”.

Limitações e Desafios

A crescente conscientização sobre privacidade trouxe consigo desafios: se os cookies de terceiros são os que mais são utilizados na publicidade e são justamente os que vão ser bloqueados, o que acontece conosco?

De fato, muita coisa irá mudar, mas também não é desesperador encarar essa mudança! Com o fim dos cookies de terceiros muitas audiências “third-party” tendem a sumir.

Sem uma coleta de dados tão invasiva, há oportunidade de nos conectarmos cada vez mais com os consumidores, criando experiências de qualidade para sua audiência. As estratégias criativas serão direcionadas para a personalização, criação de conteúdo de alto padrão, estabelecimento de parcerias e a exploração de formatos inovadores.

Encontrando equilíbrio com a privacidade

Os maiores fornecedores de dados já vêm migrando para soluções de tracking de usuários que respeitam a Privacy Sandbox (conjunto de iniciativas do Google para um cenário pós-bloqueio de cookies de terceiros). Atualmente, estamos adquirindo informações conforme a permissão concedida pelo usuário, através de formulários e inscrições.

Hoje, nosso principal fornecedor de audiências é o próprio Google. Ele não vai deixar de comercializar segmentações. O que vai acontecer é que algumas delas vão ser ainda mais anonimizadas, para garantir as novas regras de privacidade.

Por outro lado, existem também os ecossistemas fechados, como os mantidos por gigantes como Facebook e Apple, onde os dados do usuário são coletados e compartilhados internamente. Esses ambientes restritos buscam conciliar a personalização efetiva de anúncios com a salvaguarda dos dados do usuário, preservando a experiência de publicidade dentro de seus próprios domínios monitorados.

Ao explorarmos o horizonte da internet sem cookies, tais iniciativas e abordagens irão moldar a próxima fase da publicidade digital.

Fazendo anúncios a partir de agora

A Pixel Roads já nasceu preparada para esse novo cenário. Nossos Native Ads, por exemplo, são 100% independentes de cookies de terceiros e são otimizados por contexto de conteúdo. Além disso, mesmo após todas essas mudanças, teremos novas audiências disponíveis e upgrades na ferramenta que vão atender as necessidades dos anunciantes, respeitando as informações de cada usuário.

A internet é uma estrada vasta de oportunidades incríveis, embarque conosco nessa jornada para saber mais sobre as práticas digitais conscientes e estar sempre atualizado! Juntos, podemos construir um ambiente online mais transparente e respeitoso.